O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (SINTRAE-MT), que representa professores e auxiliares administrativos do ensino privado em todo o Estado, lançará, sábado, campanha de valorização dos trabalhadores de escolas e faculdades particulares. O objetivo é esclarecer dúvidas e debater temas relacionados aos direitos trabalhistas da categoria, que hoje reúne cerca de 10 mil trabalhadores em todo o Estado.
Uma questão que desafia as entidades sindicais, de acordo com o advogado José Geraldo Santana Oliveira, assessor jurídico do sindicato, é o fato de o trabalhador só buscar o cumprimento de seus direitos depois de ter saído da empresa que cometeu a irregularidade. “Por isso é que se pode dizer, com propriedade, que a Justiça do Trabalho é a justiça dos desempregados. As entidades sindicais precisam, por um lado, promover com freqüência cursos de aprimoramento dos direitos trabalhistas e, por outro, multiplicar a iniciativa de recorrer à Justiça em nome dos trabalhadores que têm os seus direitos lesados”.
Também será feita pesquisa sobre a saúde do trabalhador e das trabalhadoras do ensino privado, levantamento inédito no Estado. Na área do Lazer, estão previstas atividades culturais e turísticas. Em relação às Finanças, a meta é lutar por um percentual de ganho real sobre o salário da categoria e recomposição do piso.