O comércio varejista de Lucas do Rio Verde fechou o ano refletindo um cenário positivo, mesmo diante das adversidades econômicas verificadas. Balanço divulgado pela Associação Comercial e Empresarial (Acilve), indicou que as vendas cresceram, em média, de 15% a 20%. De acordo com o presidente Vilson Kirst, as empresas do setor de confecção, eletrodomésticos, calçados foram as que tiveram melhor desempenho.
Kirst diz que há exceções onde as vendas realizadas durante todo o ano foram até 50% maiores, ante 2007, como em lojas de produtos de preços populares. “O momento foi positivo, apesar da crise econômica internacional. Lucas é um município importador e exportador, e, para nós, este saldo é bom”, declarou, ao Só Notícias.
O presidente da Acilve justifica que a média geral da associação tem por base os negócios fechados nas diferentes épocas. Isto é, incentivados pelas datas comemorativas e campanhas. A de natal, que distribuiu uma casa, motos, computadores é apontada como responsável por grande parte do aumento.
Por outro lado, o presidente justifica ser o agronegócio um dos principais ‘espelhos’ para a economia local. Quando o segmento caminha bem, da mesma forma o comércio.