Doze municípios da região Norte de Mato Grosso foram contemplados com recursos para projetos de agroindústrias. Ao todo, serão investidos R$2,4 milhões, englobando construção das unidades e complemento a outras em atividade. O montante é oriundo do Governo Federal e destinado a Sinop, Sorriso, Feliz Natal, Itanhangá, Juara, Novo Horizonte do Norte, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Marcelândia e Tapurah.
Um técnico da Caixa Econômica Federal iniciará, nos próximos dias, vistorias com a finalidade de conferir documentos entre outros aspectos. Segundo explica o coordenador regional da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural, Carlos Montemezzo, as obras iniciam após realização do processo licitatório para definir a empresa.
Só Notícias apurou que serão 26 resfriadores de leite instalados entre as cidades de Feliz Natal, Itanhangá, Juara, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Novo Horizonte do Norte, Nova Ubiratã, Tabaporã e Tapurah. Também, 4 farinheiras para Juara, Marcelândia, Nova Ubiratã e Sinop.
Outras 2 indústrias de processamento de derivados de cana-de-açúcar sendo em Itanhangá e Porto dos Gaúchos, 2 processadores de poupa de fruta, uma para Porto dos Gaúchos e outra Marcelândia, 1 casa do mel para Ipiranga do Norte, 1 mini laticínio para a comunidade Selene, de Sinop, destinada a fabricação de derivados de leite.
Foram liberados projetos para 4 complementações de agroindústrias (melhorias nas instalações, adequações com a inspeção sanitária), em Sinop, Porto dos Gaúchos, Marcelândia e Juara.
Montemezzo ressalta que o produtor não terá acesso ao dinheiro. “O projeto é completo e engloba desde a obra até equipamentos”, completou. Não há previsão do início dos trabalhos.