Sinop encerrou 2008 com uma frota superior a 49 mil veículos, entre carros, caminhonetes, caminhões, ônibus, motocicletas, entre outros. O total manteve o município na quarta colocação do ranking estadual, atrás de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
Dados da Ciretran apontam que até dezembro havia 49.911 unidades. Deste total, 45.103 são particulares. Outros 4.606 de aluguéis, onde estão, por exemplo, táxis, utilitários para locação e demais.
Os números da circunscrição regional de trânsito indicam para 148 oficiais, e outros 54 de aprendizagem. Embora os números sejam anuais, o novo chefe da Ciretran Mauro Rodrigues de Lima estima que o município já tenha ultrapassado os 50 mil veículos.
Isto baseado nas vendas realizadas por concessionárias locais, que, em meio a diferentes promoções, têm atraído o consumidor. “Sem sombra de dúvida, já passamos deste número”, declarou, ao Só Notícias.
Em meio ao crescimento o motorista sinopense já sente o fluxo intenso de rodantes nos horários de pico nas ruas e avenidas de Sinop. Embora a realidade não se iguale a dos grandes centros, onde engarrafamentos são freqüentes, a preocupação dos condutores tem se lançada sobre as ações que o do poder público fará para estruturar a cidade visando comportar o demasiado número de veículos.
Da atual frota, a maior parcela é de motos, a elas acrescentando motonetas e motocicletas.