PUBLICIDADE

Senai vai qualificar mão-de-obra também em Rondonópolis, Juína e Colíder

PUBLICIDADE

O ano de 2009 será de intensas transformações para centenas de mato-grossenses. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Básica (Senai) oferece mais de 200 vagas gratuitas em cursos de Aprendizagem Industrial Básica, divididas entre as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Colíder, Barra do Garças e Juína. As inscrições também são gratuitas e terão início no dia 19. A seletiva ocorre no dia 25 deste mês.

O diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, explica que a iniciativa busca atender à demanda por mão-de-obra qualificada nas indústrias de Mato Grosso. “O Departamento Nacional do Senai realizou pesquisas envolvendo os setores industriais no Estado. Os resultados apontaram carências nas áreas dos cursos que vamos promover”.

Entre os cursos ofertados estão: Marceneiro e Costureiro Industrial (Cuiabá), Mecânico de Manutenção Industrial e Mecânico de Manutenção Diesel (Várzea Grande), Pedreiro (Escola Senai da Construção) e Auxiliar Administrativo Industrial (Cáceres, Colíder, Barra do Garças e Juína). “O mercado de trabalho em Mato grosso está crescendo. Nossa missão é promover a educação profissional e, como consequência, fortalecer as indústrias e fomentar a empregabilidade”, destaca o diretor da entidade.

“É fundamental que os interessados acessem o site do Senai-MT ou procurem nossas unidades, para conhecer detalhadamente os pré-requisitos e regras do processo seletivo, bem como verificar o número de vagas disponíveis”, alerta Figueiredo. O diretor explica que, em alguns cursos, a idade mínima exigida é de 18 anos e, em outros, de 16 anos. “Trata-se de uma oportunidade ímpar e, por isso, todas as informações são relevantes”, ressalta.

Segundo o poder público, estabelecimentos de qualquer natureza, excluindo-se as mi­croempresas, as de pequeno porte e as entidades sem fins lucrativos, são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem um número de aprendizes equivalente a 5%, no míni mo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabele cimento, cujas funções demandem formação profissional.

O coordenador da Unidade de Desenvolvimento em Educação Inicial e Continuada do Senai-MT, Mauro Fernandes, explica que, nessa modalidade, o aluno deverá ser contratado pela empresa durante o curso, que ocorrerá na instituição de ensino e no ambiente de trabalho. Durante todo esse período, o estudante receberá ainda uma remuneração da empresa, mas a permanência ao final fica a critério do empregador. “As chances de efetivação são grandes”, destaca. O coordenador informa que essas especificidades podem ser esclarecidas com a equipe da entidade no ato da inscrição.

As empresas contribuintes do Senai-MT, que buscam a contratação de aprendizes, devem entrar em contato com a instituição para confirmar a quantidade de vagas disponíveis no estabelecimento, bem como informar-se sobre a admissão dos aprovados no processo seletivo. Além disso, as indústrias contribuintes podem sugerir, de hoje (14) até quinta-feira (16), os participantes para a prova, mas estes concorrerão em igualdade de condições com os demais candidatos. “O critério de avaliação será o mesmo para todos. Quem indicará o estudante às indústrias é o Senai-MT, de acordo com os resultados obtidos na seletiva”, pontua Fernandes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE