A pesquisa da Federação do Comércio de Mato Grosso – Fecomércio-, apontou a forma com que mais de 70% dos comerciantes pretendem vender mais, à prazo, neste semesnte. 27% dos donos e gerentes de empresas disseram que venderão mais à vista. 28% acreditam que serão através do crediário e duplicatas, 23% de cheque pré-datado e cerca de 25% no cartão de crédito. O resultado, em todos os quesitos foi o mesmo registrado no segundo semestre de 2008 e pouco oscilou em relação ao primeiro semestre.
Quanto aos juros, o índice de 0 a 2%, será praticado por 41% das empresas. A taxa de 2,1 a 4%, será usada por 35% dos estabelecimentos comerciais. 16% acreditam que usarão taxas de 4.1% a 6% e o percentual de 6.1, teve a resposta de 8% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Mirassol do Leste, Nortelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. Participaram com informações Sindicatos do Comércio Varejista e Associações Comercial e Empresarial.
Leia ainda
Cai índice de confiança dos empresários de Mato Grosso na economia