Algumas indústrias madeireiras do Nortão começaram o ano enfrentando problemas com sistemas de controle e emissão de documentos por parte da Sema e Ibama. Na sexta-feira, o Sisflora – sistema de comercialização e transportes de produtos florestais – responsável por liberar Guias Florestais (para transporte de madeira) apresenta lista de empresas com situação irregular no Ibama, o que impede a liberação das guias. Mas nem todas as empresas que o sistema aponta que têm pendências, estão em situação irregular.
O coordenador de uma madeireira confirmou, ao Só Notícias, que sua empresa não está com irregularidades mas o sistema aponta restrições. “Estamos em dia mas há informações divergentes”, explica. Com isso, as cargas ficam paradas nos caminhões impossibilitadas de seguir viagem. As empresas acabam tendo prejuízos e os clientes não recebem os produtos.
O representante da empresa, que está em atividade há vários anos, também buscou explicações e solução no serviço de ouvidoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Porém, foi informado que não havia irregularidades no sistema e com seus respectivos cadastros.