Os lojistas sinopenses estão encerrando o mês de dezembro e o ano com bons motivos para fazer planos ousados para 2011. Todas as expectativas de vendas foram superadas e os números de consultas ao sistema de crédito, antes de serem feitas vendas à prazo, revelam que em Sinop o Natal foi nota mil, avalia a Câmara dos Dirigentes Lojistas
Foram 21.370 consultas ao SPC, apenas este mês, 19.04% a mais que em 2009 quando houve 17.951 consultas, no mesmo período. As feitas ao sistema de cheques também tiveram desempenho positivo. Foram 10.128 este ano, contra 6.697 do ano passado – aumento de 51.23%.
“Os números ficam ainda melhores se analisarmos que muitas pessoas pagaram à vista, e no cartão, transações que não passaram pelo nosso sistema e não foram computadas. Podemos dizer, com tranqüilidade, que as vendas neste natal foram 20% maiores que em 2009, este resultado é extremamente positivo e supera inclusive a média nacional”, avaliou o presidente da CDL, Afonso Teschima Junior.
A nível nacional, as vendas do varejo cresceram 10,89% na semana do Natal, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com números divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “Foi o melhor resultado para o comércio desde o Plano Real”, em 1994, de acordo com o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior.