As carnes bovinas ficaram 13,37% mais caras em novembro, na cidade de São Paulo, segundo revela pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
De acordo com o levantamento, no geral, o preço das carnes nos açougues ficou 11,51% mais alto no décimo primeiro mês do ano, em relação ao mês anterior. Além das carnes bovinas, as suínas e as aves também pesaram mais no bolso do consumidor, com acréscimos de 6,47% e 3,78% no período, respectivamente.
No acumulado do ano, entre janeiro e novembro, o paulistano pagou 30,55% mais caro para consumir carnes do que em igual período de 2009.
"A elevação dos preços no setor se deve, principalmente, à valorização das proteínas animais no exterior, o que impulsiona o preço interno. As questões climáticas, como a seca nos pastos e as instabilidades climáticas que, ao longo do ano, prejudicaram as safras de commodities como o milho e a soja, produtos que servem de ração para os animais, são outro agravante. O incremento no preço final é um reflexo natural do aumento nos gastos com a criação dos animais", explica a assessora econômica da Fecomercio-SP, Julia Ximenes.