Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop e Alta Floresta atingiram mais de 20% no acompanhamento da Saúde das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que são a vacinação e exame de crianças com até sete anos, pré-natal e consultas pós-parto das gestantes, e a participação em atividades desenvolvidas pelas equipes de saúde local, e não perderão os recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Em Alta Floresta, das 3.107 famílias beneficiadas apenas 4 fizeram o acompanhamento e o município atingiu 100% da meta.
Porém, cinco municípios poderão perder os recursos por não terem alcançado o mínimo de 20%. Estão na lista Santa Cruz do Xingú que, das 146 famílias beneficiadas nenhuma fez o acompanhamento. Em segundo está Cáceres – das 6.033 contemplados apenas 258, cerca de 4%, foram ao médico. Em Vila Bela da Santíssima Trindade são 7% – das 1.268 cerca de 83 cumpriram o necessário; Terra Nova do Norte, que tem 728 beneficiados e 126 foram ao médico (17%) e Mirassol D`Oeste que dos 1.462 apenas 282 fizeram o acompanhamento (19%).
O último dia para o envio dos dados atualizados com a quantidade de acompanhamento é dia 31. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios, caso a administração municipal não cumpra o mínimo estabelecido pela lei ficará sem receber o IGD Saúde por seis meses.