PUBLICIDADE

Mais de 50% dos brasileiros acham que terão facilidade para conseguir novo emprego

PUBLICIDADE

Cerca de 54% dos brasileiros acreditam que teriam facilidade para encontrar novo trabalho, caso perdessem o atual, segundo revela pesquisa intitulada como "Barômetro Global do Otimismo", divulgada na última quarta-feira (22) pelo Ibope Inteligência.

O levantamento, que ouviu mais de 64 mil pessoas em 53 países, 2.002 no Brasil, aponta que o país é o 5º mais otimista sobre o assunto, ficando atrás da Holanda (58%), Islândia (56%), Bélgica (55%) e Finlândia (55%).

A média global foi de 31% da população acreditando que conseguiria um emprego com rapidez, se ficasse desempregada.

Homens e jovens
Diante da possibilidade de perder o emprego, no Brasil, 38% acreditam que seria demorado encontrar um novo trabalho; 4% não procurariam emprego e outros 4% não souberam responder.

Dentre aqueles que acreditam que encontrariam facilmente uma nova colocação no mercado de trabalho, os homens possuem maior representatividade: 58% deles, contra 48% delas.

Assim como os homens, as pessoas entre 16 e 39 anos são as que mais acreditam na facilidade de recolocação: 57% para quem tem entre 16 e 24 anos; 60% para aqueles de 25 a 29 anos; e 59% entre os que estão na faixa de 30 a 39 anos. Já entre os que estão entre 40 e 49 anos ou têm 50 anos ou mais, os percentuais caem para 50% e 41%.

Faixa de renda e estado
Por faixa de renda, os brasileiros das classes A e B são os que mais acreditam na rapidez para encontrar um novo emprego, se precisassem (61%). Entre os que estão na classe C, o percentual é de 53% e de 45% para as classes D e E.

Por região, Sul e Sudeste ocupam a primeira colocação dos otimistas, com 58% das indicações cada. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a taxa é de 50% e, no Nordeste, de 44%.

No geral, entre os brasileiros que possuem um emprego remunerado, 61% acreditam que o mesmo é seguro; 36% acreditam que correm risco de perder o emprego e ficar desempregado e outros 3% não souberam responder.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE