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Turismo mato-grossense fortalece promoção internacional e planejamento

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O Governo do Estado entregou ao trade turístico de Mato Grosso e gestores públicos o Planejamento MT Oportunidades – Turismo 2011/14 e o vídeo de promoção internacional Descubra Mato Grosso. A secretária de Desenvolvimento do Turismo do Estado, Vanice Marques, fez a entrega do material nessa sexta-feira (17.12) ao empresário Jaime Okamura, do Fórum Estadual de Turismo e aos gestores Oscemário Daltro, da Secretaria de Cultura, Yênes Magalhães, diretor-presidente interino da Agecopa, e ao representante da Asssembleia Legislativa, deputado estadual Airton Português.

Jaime Okamura ressaltou que as ferramentas de promoção do turismo entregues pela Sedtur são oportunas diante do momento preparatório que o Estado vive em função dos eventos nos próximos anos. “O que vamos receber aqui em Cuiabá é uma oportunidade ímpar de demonstrar o que sabemos fazer, mas para isso temos que ter o envolvimento e comprometimento de todos”, disse o empresário.

O secretário de Cultura do Estado destacou o trabalho casado entre cultura e turismo como um dos atrativos em Mato Grosso. “Essas duas áreas sempre andam juntas e em nosso Estado ganham mais força quando políticas públicas e ações são desenvolvidas em conjunto”.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Airton Português lembrou a importância que o turismo vem alcançando, a exemplo da ampliação no orçamento estadual. Segundo o parlamentar, foram aprovados, somente em emendas para o próximo exercício orçamentário, R$ 8 milhões destinados ao turismo. “”Isso vai se refletindo na valorização do turismo como parte importante da economia de Mato Grosso”, disse Português.

O diretor-presidente da Agecopa destacou a sensibilização que setores como o turismo ganharam nas administrações públicas, pois o setor alcançou projeção que o leva a ser um dos pilares da economia em muitos estados. “E é a mesma importância que queremos que o turismo tenha em Mato Grosso e para isso passos como trazer a Copa para Cuiabá, buscar recursos que possam melhorar a infraestrutura e os acessos estão sendo trabalhados. Para isso conseguimos que o Estado pudesse buscar recursos que antes nem entravam na pauta do Governo como o Prodetur, do Ministério do Turismo, para investimentos no setor”, frisou Yênes Magalhães.

A secretária Vanice Marques afirmou ser o planejamento entregue ao trade um trabalho que agrega a articulação do setor em torno das ações e do fortalecimento do turismo mato-grossense. “O planejamento elaborado pela equipe técnica da Sedtur está focado em três eixos principais: diagnóstico do setor, macroestratégias e programas e estratégicos e projetos prioritários onde são elencados aspectos como o levantamento do setor, demanda por infraestrutura, desenvolvimento e oferta de produtos de produtos. Temos que buscar nos sensibilizar cada vez mais, trabalhar nossa autoestima para que o que temos de melhor possa competir profissionalmente no mercado. Somos capazes, somos fortes e podemos nos tornar melhor em nosso setor se nos unirmos em torno de um mesmo objetivo. E a intenção ao entregar essas ações é esta: agregar forças”, finalizou a secretária de Turismo de Mato Grosso.

Para trabalhar com promoção nos mercados estrategicamente definidos para divulgação dos destinos, a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo produziu com recursos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Ministério do Turismo um vídeo internacional. A produção em seis idiomas: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês – traz as belezas naturais e pontos turísticos dos quatro polos de Mato Grosso – Araguaia, Cerrado, Pantanal e Amazônia. O vídeo tem menu interativo e banco de imagens, além de trilha sonora com canções mato-grossenses. O roteiro e trilha sonora é do cantor e compositor Pescuma, com direção de Bárbara Fontes e produção de Keiko Okamura.

 

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