quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Fiscalização em MT reprova 11 itens durante Operação Natalina

PUBLICIDADE

A Operação Natalina desencadeada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Mato Grosso (Imeq-MT), no início deste mês, apresenta um indicativo acima do esperado. Dos 177 produtos examinados, 6,21% foram reprovados, a maioria deles por peso fora da conformidade. A expectativa dos técnicos era de que o índice de reprovação ficasse entre 2,5 e 4,0%. Um dos produtos não apresentava histórico de reprovação.

"Devido o indicador estar acima do esperado, a Operação de Natal vai continuar. A equipe do Imeq continuará em campo analisando os produtos da época e as empresas serão notificadas para se adequarem", informou Bento Gonçalves Bezerra, coordenador de Fiscalização do Imeq.

Foram 11 itens reprovados, entre eles chocotones, panetones cristalizados e os originais, chester de azeite e ervas, perus, tender e mini tender desossados e vinho espumante. Os produtos em questão não refletem o peso conforme especificado na embalagem. No caso da carne, a Portaria 019 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) obriga que a indústria indique o peso da embalagem e o ponto de venda o peso liquido. Ou seja, o peso da embalagem deve ser diminuído do peso bruto para resultar no peso líquido do produto. O problema, segundo as análises, consistia no peso líquido.

Quanto ao espumante em questão, de 750 ml, apresentava diferença no quantitativo. A novidade é que o referido produto não apresentava histórico de reprovação. "Ainda assim, das 12 marcas analisadas apenas uma foi reprovada no individual", avaliou o coordenador da fiscalização.

Segundo o Imeq, as empresas serão notificadas e deverão se manifestar em 10 dias. "O Instituto de Metrologia vai analisar, mas não deixará de penalizar o fabricante. A manifestação serve como atenuante".

A Operação de Natal aconteceu na primeira semana de dezembro nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Jaciara, Juína e Alta Floresta. Devido o resultado, agentes fiscais continuarão de olho nos produtos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE