Diretores de uma trade sueca de grãos certificados pretender conhecer o projeto MutumGap, colocado em prática no município para certificação da cadeia produtiva. Outro assunto em pauta é a possibilidade de parceria para aquisição de grãos NON-GMO e farelo. De acordo com o prefeito Lírio Lautenschlager, o grupo tomou conhecimento do MutumGAP em uma de suas viagens a Europa com o objetivo de divulgar o projeto. “Eles estão há uma semana no Brasil, estando no roteiro as cidades de Curitiba, São Paulo e Nova Mutum”, disse. Trata-se da primeira comitiva internacional que vem observar a iniciativa colocada em prática em âmbito local.
“O mercado externo busca credibilidade e Nova Mutum está proporcionando isso com o uso de certificações que tem reconhecimento internacional. O segmento produtivo de nosso município tem sido o principal parceiro”, disse. Segundo ele, o objetivo agora é estabelecer um planejamento para ações futuras, no que se refere à exportação de grãos de soja e milho certificados para mercados de alto valor agregado.
Acompanham a visita o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira, e de Agricultura e Meio Ambiente, Arildo José Marciano, assim como representantes de empresas de Nova Mutum parceiras do MutumGap.
(Atualizada às 08:21h em 10/12)