PUBLICIDADE

Nova Mutum: lideranças de 6 cidades debatem mais matéria prima para biodiesel

PUBLICIDADE

Representantes de Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Itanhangá, Ipiranga do Norte e Tapurah estão reunidos, em Mutum, para discutir os incentivos que regulamentam a participação da agricultura familiar na produção de oleaginosas para as indústrias de biodiesel. Trata-se do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, implantado pelo Governo Federal para fomentar a participação dos pequenos produtores e beneficiar as indústrias com as vantagens competitivas do Selo Social da Agricultura Familiar.

As indústrias que adquirem oleaginosa da agricultura familiar ganham um selo social que proporciona benefícios nos leilões de biodiesel realizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Em 2009, o percentual de aquisição era de 10%. Este ano, para manter o selo, as aquisições deveriam ser de 15%. "Estamos discutindo o cumprimento desses contratos e também cobrando que em 2011, esse índice seja ampliado para 20%", explicou João Paulo Rodrigues Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário fomenta a inserção de um número cada vez maior de pequenos produtores no programa, proporcionando assim maior a geração de renda para o segmento. De acordo com dados apresentados ainda no ano passado, a região teria em torno de 1.300 agricultores familiares com potencial para participar, sendo que deste, cerca de 700 já possuem contratos com alguma empresa.

Estão presentes no encontro representantes da Fetragi – Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, e de setores ligados a agricultura familiar dos municípios de Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Nova Ubiratan, São José do Rio Claro, Itanhangá, Ipiranga do Norte e Tapurah. As empresas tidas como núcleos de produção de biodiesel para a região também estão presentes. É o caso da Barralcool (Barra do Bugres), Biopar (Nova Marilândia), ADM (com indústria localizada em Rondonópolis), Agrosoja (Sorriso), Fiagril (Lucas do Rio Verde) e Bioauto (Nova Mutum).

O MDA está sendo representado Roberto Terra e o encontro estende-se até às 17h, no sindicato dos Trabalhadores Rurais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE