O trabalho em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura em Mato Grosso, impulsionado pelo Governo do Estado em parceria com o Programa MT Regional, está colhendo frutos. Prova disso é o município de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá), que integra um dos sete municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Norte Araguaia que está em franca expansão no cultivo da fruticultura.
O presidente do Consórcio e prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva, tem desenvolvido diversas ações para incentivar a produção de frutas na região. Uma das estratégias adotadas é o trabalho conjunto, com a união de esforços do Programa MT Regional, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Consórcio e com a Secretária de Desenvolvimento Rural (Seder), para buscar parcerias com a Prefeitura de Vila Rica. Graças a essa articulação foi possível garantir a implantação de uma indústria de processamento de frutas que já está em fase final de instalação.
Devido ao constante trabalho de incentivo a produção de frutas em prol do fortalecimento do cultivo da fruticultura, a comunidade Bom Jesus contava apenas com oito famílias que acreditavam que fruta poderia ser lucrativa e com o resultado alcançado, outras 12 famílias começaram a investir na produção da fruticultura. Atualmente, o município soma 20 famílias. Em 45 hectares são plantadas frutas como abacaxi, maracujá, acerola, graviola, murici, jamelão, noni, jaca, manga, goiaba, jenipapo, taturubá, cajamanga e cajazinho silvestre, pequi e coco da Bahia.
A produção é vendida no mercado local e nos municípios vizinhos. A partir de 2011, o município de Vila Rica vai introduzir a fruta no cardápio da merenda escolar aumentando assim o consumo de frutas. O secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos (Sepe-MT) e do Programa MT Regional, Renaldo Loffi, destaca que a fruticultura é uma das cadeias produtivas mais importantes. "Desde a implantação do MT Regional estamos fazendo inúmeros cursos de capacitação voltados à fruticultura com o intuito de atingir os 141 municípios, por meio dos 15 Consórcios Intermunicipais. Só assim poderemos produzir mais e comercializar no próprio Estado, com maior qualidade e menor custo", declara Loffi.