A área do quadrilátero central da cidade vem, há muito tempo, padecendo com a falta de espaço para estacionamento de veículos. Agora, os empresários vão poder se manifestar a respeito por meio de uma pesquisa que será feita pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir). Devido ao aumento significativo da frota de veículos e motos na cidade, que ultrapassa à casa dos 100 mil, a situação tem se complicado e somente através de uma união de esforços entre o Poder Público, a população e a sociedade organizada é que se poderá encontrar uma solução para o caso.
Para isso, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat), em parceria com a Acir, já está viabilizando estudos técnicos para um melhor ordenamento do estacionamento na região central da cidade.
Segundo o secretário de Trânsito, Rodrigo Lugli, algumas soluções alternativas estão sendo discutidas com os setores empresariais, como a possibilidade do retorno do estacionamento regulamentado a chamada "Zona Azul", a setorização e segmentação do espaço da antiga rodoviária como área para estacionamento dos veículos dos empresários e dos comerciários e até a ampliação e construção de estacionamentos privativos.
Conforme Lugli, a municipalidade vem fazendo a otimização do quadrilátero através de regulamentação e delimitações de áreas privativas para estacionamento de idosos (5%) e deficientes físicos (2%), como manda a lei.
Apenas este ano, segundo o secretário, foram gastos cerca de R$ 40 mil em pinturas de faixas de sinalização de solo, aquisição de postes de sustentação e confecção de placas de sinalização. A Setrat delimitou e regulamentou espaços para estacionamento de motos mas, ainda assim, o problema continua sem solução. Uma das propostas dos empresários sugere que se modifique a posição de estacionamento dos veículos, deixando-os na posição transversal isso, segundo acreditam, economizaria os espaços e duplicaria o número de vagas.