As obras de pavimentação da BR-242, a partir de Sorriso a BR-158 (dando acesso do Nortão ao Araguaia) devem provocar significativas mudanças na economia mato-grossense. Uma delas atingirá diretamente o setor produtivo estadual, ampliando as rotas de escoamento da produção de soja, milho, algodão e outros produtos oriundos da atividade agrícola.
Ao invés de ser uma rodovia Norte-Sul como a BR-163, a BR-242 assumirá o papel de Leste-Oeste, criando uma nova forma para o transporte da produção agrícola da região de Sinop e Sorriso além de todo Norte e Médio-Norte. A rodovia dará acesso ao Tocantins pela rodovia que chega ao porto no Maranhão (Itaqui), encurtando o caminho feito na hora de destinar os produtos até os portos brasileiros.
Para os produtores, a melhoria nas condições de trafegabilidade em uma nova rota de escoamento pode implicar na redução de custos. Mato Grosso é atualmente o principal produtor de grãos do país. A soja é o carro-chefe do agronegócio no Estado, e dela foram produzidas 18,77 milhões de toneladas, conforme o 12º levantamento de safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A BR-242 possui quase 600 quilômetros de extensão. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se prepara para emitir, em breve, a ordem de serviço para pavimentação de um novo trecho da rodovia: entre Nova Ubiratã e a MT-158, na localidade de Postinho Santiago. A meta do governo é que, ainda em 2011, todos os segmentos já estejam contratados, devendo o DNIT autorizar o início das obras mediante disponibilidade de recursos.
A pavimentação total compreenderá 13 lotes. Com mais um lote sendo preparado para obras, subirá para três o número de trechos já pavimentados.
Safra 2010/11
No tocante ao ano que vem, a segunda estimativa da safra 2010/2011 divulgada pela Conab mostrou que a produção de grãos em Mato Grosso deve oscilar entre 30,6 a 31,1 milhões de toneladas, com a área destinada ao plantio variando entre 9,2 milhões e 9,4 milhões de hectares.