Sinop tem 111.676 mil habitantes e o censo populacional acabou. A prefeitura não contestará o número populacional apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A confirmação foi feita, esta tarde, pelo secretário de Finanças, Silvano Amaral, durante a reunião de encerramento do levantamento feito pela equipe de recenseadores do instituto. Havia expectativa que Sinop chegaria a 120 mil moradores.
“A prefeitura não pretende contestar os dados até porque a comissão participou ativamente com a equipe do IBGE”, afirmou o secretário, em entrevista coletiva. O prazo final para o Executivo contestar os números expira amanhã. Apesar de ser reunião de encerramento, o número de moradores ainda pode aumentar até dia 27, quando será feita a divulgação oficial dos dados. Isto porque, 444 domicílios estavam fechados durante o período de pesquisa.
A média municipal é de 3,33 moradores por residência. Aplicando a quantidade de casas fechadas, mas que há habitantes, elevaria para aproximadamente 1,2 mil habitantes. “Nós estamos, hoje, com a contagem de 111 mil. Podemos chegar em uma contagem final em relação a domicílio fechado para 113 mil habitantes”, destacou Silvano.
Mesmo com o crescimento, Silvano aponta que Sinop não deverá ter aumento nos recursos federais. “Seria muito bom se a prefeitura pudesse, junto com a população, subir de índice. O FPM [Fundo de Participação do Município] de hoje é de 3,2%, e acima de 15 mil habitantes, a prefeitura subiria para 3,4% então, acredito que não será possível atingir esse índice”, disse.
De acordo com coordenador do Censo em Sinop, Willian Foschiera, nos próximos dias a equipe finalizará a revisão dos dados. Os dados serão apresentados como números oficiais a partir do próximo dia 27, quando já tiverem sido encaminhados para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Foschiera explica que não houve diminuição na população, já que a projeção feita em 2009 era de aproximadamente 114 mil habitantes. “Sinop continuou crescendo com era a tendência esperada. O que aconteceu é que houve uma projeção acima do crescimento real do município e o censo vem para corrigir essa projeção”, destacou.
Assista o vídeo com outro trecho da entrevista