Nativ indústria de pescados manfiestou interesse em ampliar seus investimentos em Mato Grosso e Nova Mutum tem a estrutura necessária. Representantes da empresa estiveram conhecendo o município e o programa Mutumgap, que busca a certificação a partir de uma produção adequada aos padrões da GlobalGap. "Além de buscar parceiros para produção de peixes, a Nativ tem interesse em se alinhar com toda a cadeia produtiva na região. A ideia é investir tanto na produção de ração não geneticamente modificada (NON-GMO) quanto na certificação dos produtores de peixes", explicou o prefeito Lírio Lautenschlager.
Foram expostos os potenciais de crescimento econômico e hídrico da cidade, dados do Produto Interno Bruto (PIB) e a política municipal de incentivo. "Nova Mutum é um dos municípios que apresentam os melhores índices de crescimento econômico e social", disse Oduvaldo Lopes Ferreira, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Agora, é espera a visita da cúpula da indústria.
A empresa já busca a certificação GlobalGap para suas unidades, visando à conquista do mercado europeu. "Pelo fato de Nova Mutum ser o primeiro município brasileiro a buscar a certificação internacional, torna-se um dos alvos para a realização de novos investimentos", explicou o diretor de Marketing e Novos Negócios, Álvaro Uchoa Cavalcanti. Participaram também do encontro o vice-prefeito Sadi Ribeiro Ramos, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
A Nativ já está instalada em Sorriso, com Centro Tecnológico de Reprodução e Engorda está situado a 50 km do centro da cidade e é composto de uma unidade para reprodução e uma unidade para engorda. Ele possui área total de 225 hectares, com 112,5 hectares de área construída. A unidade de reprodução tem capacidade para produzir até 5 milhões de alevinos por ano e sua infra estrutura conta com 83 tanques escavados de alevinagem, 45 tanques escavados de engorda, além de laboratórios de análise.