A empresa de desenvolvimento de projetos já está se instalando em Lucas do Rio Verde para elaborar e executar o projeto básico e executivo da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que terá um ramal de carga de grãos e demais produtos em Lucas (cujo tamanho ainda não foi confiramado). Esses projetos são necessários para a elaboração do edital de licitação da obra. A empresa, que venceu licitação para trabalhar em um dos 4 trechos, vai atuar em parceria com a Valec (empresa do governo federal responsável pela execução da obra). O prefeito Marino Franz recebe hoje, em seu gabinete, o engenheiro Rafael Barros, funcionário designado com a missão de tomar as providências necessárias para abrir o escritório da empresa em Lucas do Rio Verde.
Com a instalação da empresa, se torna realidade o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste no trecho que compreende Lucas do Rio Verde a Água Boa. José Francisco das Neves (Juquinha da Valec) deu orientações para que o porto seco seja em Lucas do Rio Verde, onde ficarão as cargas que vão ser transportadas, pelo trem, até Porto velho (RO) e, de lá, para o exterior, reduzindo custos de frete e agilizando o ransporte. Ele destacou o mpenho do prefeito Marino, na concretização deste importante processo para a integração e desenvolvimento de toda a região Centro-Oeste.
O início das obras que ligam Água Boa a Lucas do Rio Verde com previsão para término em 2012 e até 2014 para o trecho até Vilhena (RO), confirma os compromissos assumidos pelo presidente da Valec, pelo diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot e pela própria presidente eleita Dilma Rousseff.
A ferrovia custará cerca de R$ 6 bilhões e será feita com recursos federais. Na campanha eleitoral, conforme Só Notícias já informou, foi uma das obras que Dilma mencionou, em debate na tv, como prioritária no PAC 2.