PUBLICIDADE

Rondonópolis: construção civil tem crescimento de 45%

PUBLICIDADE

Os rondonopolitanos estão bem mais dispostos a construir em 2010. Esse comportamento pode ser confirmado pelo expressivo aumento no número de pedidos de alvarás de construção junto à Prefeitura de Rondonópolis. Faltando ainda mais de dois meses para seu fim, o ano de 2010 já registra um número de solicitações de alvarás de construção 45,31% maior do que o total solicitado em 2009. Conforme números do Departamento de Controle Urbano, da Secretaria Municipal da Receita, em todo o ano de 2009 houve a solicitação de 1.099 alvarás de construção em Rondonópolis. Agora em 2010, entre janeiro e o dia 27 de outubro, o número de solicitações de alvarás de construção já chegava a 1.597, ou seja, 498 solicitações a mais do que 2009. Na verdade, o número de pedidos de construções é bem maior, pois as casas populares construídas por projetos da Prefeitura de Rondonópolis são aprovadas coletivamente e não constam nos dados relativos aos alvarás de construção.

Para o gerente do Departamento de Controle Urbano, Hélio Luz, essa expansão nas solicitações de alvarás de construção sinaliza dois aspectos fundamentais. O primeiro seria a preocupação da população em aproveitar o programa de financiamento habitacional oferecido pelo Governo Federal, através da Caixa, havendo o receio de haver mudanças após o resultado do período eleitoral. Ele observa que o acesso ao financiamento ficou facilitado. Nesse contexto, observa que a maioria dos pedidos para construção é mediante financiamento do Programa "Minha Casa, Minha Vida".

O segundo aspecto, segundo Hélio Luz, é que os números evidenciam que Rondonópolis continua crescendo populacionalmente e economicamente, ainda com boas perspectivas diante da chegada da ferrovia. Dentro desse contexto, destaca o grande número de solicitações de alvarás de construção requisitadas por casais jovens.

O expressivo aumento de pedidos de alvarás de construção gerou dificuldade do Departamento de Controle Urbano em atender a demanda, gerando atraso na análise e aprovação dos procedimentos. Inclusive, a Prefeitura teve de contratar mais profissionais para o referido Departamento. Ainda agora os profissionais do setor continuam sobrecarregados diante do número de serviços.
NÚMEROS – Vale ressaltar que entre os pedidos de aprovação de alvarás de construção não estão registrados outros procedimentos, a exemplo de "Habite-se", pedidos de regularização, desmembramento, pré-análise e aprovação de loteamentos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inflação em Sinop tem aumento, aponta CISE

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao...

Preço de alimentos sobe em Sinop e cesta básica chega a R$ 848,75

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Sinop passa a contar com voos diários para Brasília a partir de novembro

A Centro-Oeste Airports, concessionária que administra o Aeroporto João...
PUBLICIDADE