O diretor de Fomento da empresa Grupal Agroindustrial S/A, Otaviano Muniz, anunciou hoje, ao Só Notícias, que a empresa investirá R$ 200 milhões na ampliação da fábrica de biodiesel, que entrou em operação há poucos meses, e na implantação de uma unidade esmagadora de soja em Sorriso. Ele apontou que os entendimentos para a viabilização do investimentos estão sendo conduzidos por um banco especializado na área de biocombustíveis e conta com o interesse de participação de dois grupos, um nacional e outro internacional.
O projeto prevê a ampliação da planta de biodiesel de 43 milhões de litros para 180 milhões de litros/ano e planta para esmagamento de 1.500 toneladas diárias de soja, com possibilidade também de industrialização de girassol originado pela agricultura familiar.
Ainda de acordo com Otaviano, que foi por quatro anos diretor executivo do Fundo Constitucional do Centro Oeste, o que está viabilizando a execução do projeto é o “apoio que o presidente Lula vem proporcionando a cadeia de biocombustíveis como nova matriz energética, bem como o incentivo do governador Silval Barbosa e do prefeito de Sorriso, Chicão Bedin. Do ponto de vista econômico, Sorriso como maior município produtor de grãos do mundo, assegura o fornecimento sustentável de matéria prima. Contribuem ainda fatores estratégicos e logísticos, como a localização no eixo da BR-163 e da pavimentação da MT-242, que fará ligação com BR-158, constituindo um novo corredor de exportação.