Mesmo com o fim dos trabalhos de campo na esfera estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2010, hoje, as famílias não recenceadas em Rondonópolis ainda têm a chance de serem visitadas pelo referido Instituto até o próximo dia 31 de outubro. Para isso, basta ligar no telefone 0800-721-8181 e agendar uma visita dos recenseadores em casa. Até ontem os recenseadores corriam atrás de imóveis fechados, aqueles com moradores, mas que não foram localizados. A partir de hoje esses imóveis serão contabilizados somente se houver o telefonema.
Até a data de ontem, a população contabilizada de Rondonópolis chegava a 189.891 habitantes, 4,39% a mais do que a estimativa prevista para 2009. O coordenador do Censo 2010 em Rondonópolis, Marcelo Mendes Marques, informou à reportagem que o IBGE fará o anúncio do resultado da pesquisa populacional às prefeituras no próximo dia 04 de novembro. As prefeituras terão um prazo de 20 dias para eventuais contestações e, após, caso haja contestação, o IBGE terá um prazo de mais 10 dias para resposta. O resultado oficial e final sairá no dia 04 de dezembro de 2010, quando os números serão repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Para o coordenador, a avaliação dos serviços do IBGE realizados neste censo em Rondonópolis é muito positiva, pois transcorreu sem graves problemas. “Sem sombra de dúvidas esse foi o melhor censo que o IBGE já fez em Rondonópolis, desde o começo da sua história”, garantiu Marcelo Marques, dizendo-se muito contente com os resultados. Diante do trabalho feito, acredita que o resultado do censo será o mais próximo da realidade. Mesmo com domicílios fechados não-contabilizados, garante que o resultado final não será comprometido. Ele explica que, ao final, a média de moradores por domicílio constatada na pesquisa é colocada sobre o número de domicílios fechados não entrevistados.
A perspectiva é de que o Censo 2010 aponte uma população para Rondonópolis pouco superior aos 190 mil habitantes, cerca de 20 mil pessoas a mais que a contagem populacional de 2007, que constatou uma população de 172.783 habitantes.
Apesar do otimismo em relação ao censo, o Jornal A TRIBUNA continua recebendo ligações de moradores que dizem que não foram contabilizados pelo IBGE. Ontem, por exemplo, o vereador Adonias Fernandes comunicou à reportagem que uma pessoa do bairro Parque Universitário lhe reclamara que ainda não havia recebido a visita dos recenseadores.