O governador Silval Barbosa se reuniu com representantes da companhia estatal russa Rosoboronexport, especializada em equipamentos e tecnologia de segurança, esta manhã, em seu gabinete, e os russos apresentaram proposta para instalação de uma indústria de veículo de uso militar no Estado. Eles pretendem fabricar veículos do tipo Gaz Tiger e Kamaz. De acordo com o vice-chefe comercial da embaixada da Rússia, Oleg Strunin, foi o primeiro encontro da companhia estatal russa com o Governo de Mato Grosso. “Foi uma reunião altamente positiva em que conhecemos as potencialidades do Estado de Mato Grosso e também teve uma interação dos envolvidos com a possibilidade de trabalharmos juntos”, afirmou Oleg Strunin.
O Governo do Estado, por sua vez, apresentou ao grupo russo proposta de incentivos fiscais como também mostrou as belezas naturais e a economia de Mato Grosso. “É um Estado de oportunidades uma vez que temos potencial de investimentos para atrair empresas que irão acelerar a modernização do Estado de Mato Grosso”, destacou o governador Silval Barbosa.
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, o governo indicou o município para receber a indústria de veículos militares. “Existe a possibilidade da indústria ser montada em Várzea Grande, mas ainda estamos em negociação”, disse. Ele ressaltou ainda que “é importante que o Estado se envolva neste processo já que vai gerar emprego e renda para a população, além de trazer mais tecnologia e segurança pública para os mato-grossenses”.
As negociações do Governo de Mato Grosso com os russos teve início há três anos. Em outubro de 2007 uma comitiva chefiada pelo então governador Blairo Maggi, esteve em Moscou a fim de buscar novos mercados para o Estado, tanto junto as empresas privadas quanto a estatais. De lá para cá já se deram várias conversas e vários encaminhamentos. Recentemente, em 30 de agosto de 2010, o governador Silval Barbosa recebeu representantes do grupo russo Global Tech, que já tem escritório em Cuiabá, e é especializado em tecnologia aplicada à segurança, como por exemlo fechamento de cofres e radares. Sendo assim, a Global Tech deve dar continuidade às negociações com o Estado sobre tecnologia e a Rosoboronexport ficará com o segmento de veículos.