O primeiro dia de greve dos bancários contou com uma adesão de 100% das agências do município de Rondonópolis. Todas as 16 agências da cidade aderiram ao movimento grevista. As unidades do Sicredi funcionaram, pois são uma cooperativa e não fazem parte do movimento. Em Rondonópolis, são cerca de 280 bancários.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso, Sebastião Tavares, faz um balanço positivo do primeiro dia do movimento grevista, pois observa que também teve uma adesão muito forte na esfera nacional. No entanto, informou que não houve nenhuma novidade nas negociações até ontem.
No primeiro dia de bancos fechados, apenas os serviços de auto-atendimento estavam à disposição dos clientes e população na cidade. Segundo o Sindicato, nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), por exemplo, o serviço de depósito do auto-atendimento foi desativado na parte da tarde, por não ter pessoal suficiente para sua execução.
Conforme Sebastião Tavares, a adesão de 100% das agências locais mostra a força do movimento grevista. Com isso, acredita que a tendência para hoje é que continue com todas as agências fechadas, a não ser que haja alguma decisão judicial pela abertura de alguma delas.
A categoria reivindica 11% de índice de reajuste salarial, composto por aumento real de 5%, além de 5,71% de reposição da inflação. Também defendem participação nos lucros e resultados maior (3 salários + R$ 4 mil), auxílios, valorização dos pisos, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, proteção ao emprego, mais contratações, investimento em aumento da segurança nas agências, entre outros.
A greve atingiu nesta quarta-feira todos os estados do Brasil e o Distrito Federal. O balanço foi que a greve atingiu ao menos 3.864 agências em todo o país.