A Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires teve os Estudos de Impactos Ambientais (Eia) aprovados pelo Instituo Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). A partir de agora devem ser realizadas audiências públicas para discussão do projeto e então lançado o edital para a construção da UHE.
A Teles Pires vai gerar 1,820 mil megawatts (MW) em uma área de aproximadamente 151 quilômetros quadrados e integra, juntamente com a usina de Sinop e de São Manoel, o Complexo Teles Pires, onde 3,027 mil MW serão gerados.
Os estudos foram elaborados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A pretensão é de que a usina entre para o edital de licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que deverá acontecer em dezembro deste ano. A UHE Teles Pires deve acionar as primeiras turbinas em 2016, segundo estimativas da EPE.
A Aneel informou, por meio da assessoria de imprensa, que a inclusão da UHE no edital depende exclusivamente do envio do pedido pela EPE. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza nos próximos dias 16 e 20 de novembro audiências públicas. Em seguida mais uma análise técnica deverá ser feita antes do envios dos relatórios ao Conselho Superior Temático de Meio Ambiente (Cosema)