As varas da Justiça do Trabalho de Sinop e Sorriso estão realizando, esta semana, pautas extraordinárias de julgamentos para diminuir a quantidade de processos (movidos por ex-funcionários contra empresas onde trabalharam) tramitando nos dois órgãos. As audiências foram conduzidas pelo juiz do Luis Aparecido Torres, magistrado à disposição da presidência do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT), para auxiliar no cumprimento das metas 1 e 3.
Segundo a assessoria, em Sinop, as tentativas de conciliação em pauta extraordinária começaram hoje com uma rodada de negociação com advogados de um processo envolvendo uma mesma empresa. Amanhã, serão realizadas audiências com uma pauta de 40 ações de diversas empresas.
Já na segunda e terça-feira, o magistrado esteve à frente de uma série de audiências na Vara Itinerante de Lucas do Rio Verde, pertencente à jurisdição de Sorriso. Ontem, as audiências foram de 38 processos. Ainda como parte desses esforços, estão previstas para as próximas semanas extrapautas em Água Boa e Tangará da Serra.
A “meta 1” é parte de um total de 10 metas nacionais de nivelamento a serem alcançadas pelo Judiciário até o fim deste ano e com as quais objetiva-se proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça. Já a meta 3 refere-se à redução em pelo menos 10% o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução.
A quantidade de processos tramitando não foi informada.