A mais recente atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 60% da população matogrossense já teve as informações coletadas para o Censo 2010. O percentual corresponde a 1,7 milhões de pessoas. No mesmo período, foram recenseados 541,2 mil domicílios, cerca de 59% do esperado. Os dados, segundo o instituto, são preliminares e estão sujeitos a alterações.
Em Cuiabá, a atualização aponta que foram recenseadas 282,1 mil pessoas (51% do total) e, 82,5 mil domicílios (50% do estimado). Já em Rondonópolis, as pesquisas atingem a média de 70% tanto para população, com 127,1 mil pessoas e 39,7 mil domicílios.
O levantamento aponta ainda que em Sinop foram pesquisadas 85,3 mil pessoas (75%) e recenseados 25,5 mil domicílios. Já na vizinha Sorriso, foram 43,4 mil pessoas e 12,7 mil residências. Nova Mutum recenseou 20,6 mil pessoas e, Lucas do Rio Verde, 29,9 mil.
No país, a atualização destaca que já foram recenseados 59% da população, o que corresponde a 113,1 milhões de habitantes. As pesquisas começaram no início deste mês e, segundo o calendário trabalhado pelo IBGE, deve ser concluído até novembro.
Os resultados oficiais estão previstos para serem divulgados em dezembro. As pesquisas são feitas por recenseadores equipados com computadores de mão (PDA), identificados com colete, crachá e com algum documento com foto, que fazem perguntas sobre habitação, posse de bens permanentes (eletrodomésticos, veículos), moradores (educação, saúde, trabalho e renda), além de outras informações.