O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário da Região Norte de Mato Grosso (Siticom) em Sinop permanece negociando o reajuste salarial para trabalhadores da construção civil em 10%, além de cesta básica, 1% de anuência (por cada ano trabalhado) e piso salarial de R$ 765, com o Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil). Atualmente, são aproximadamente 800 trabalhadores em 15 empresas no município. De acordo com o presidente da Siticom, Eder Pessini, ainda precisa ser realizada convenção coletiva de trabalho, que não tem data definida.
Segundo a assessoria do Sinduscon, as convenções coletivas de trabalho 2010/11, realizadas em algumas cidades definiram que o reajuste salarial será de 17% para trabalhadores que recebem o piso salarial da categoria e 7% para os que ganham acima do piso. “Chegamos a esses valores que estão sendo oferecidos para classe laboral após ampla conversação envolvendo nossa diretoria e representantes dos sindicatos laborais”, explicou Cezário Gonçalves, presidente do Sinduscon.
De acordo com a assessoria do Sinduscom, sindicatos laborais, como o de Cuiabá, Barra do Garças e de São José do Rio Claro já concordaram com a proposta apresentada. Na capital, aceitaram e a proposta e a mesma foi registrada no Ministério do Trabalho e Emprego. Nas outras duas cidades a homologação está em fase final.