Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram hoje, em Mato Grosso, a contagem populacional entrevistando moradores, de casa em casa. O questionário tem 21 perguntas. Este é o primeiro censo informatizado, em que os recenseadores registram as respostas em um equipamento digital e depois encaminhá-las a um centro de apuração. “Foi abolido o papel no censo e, agora, os recenseadores utilizam o computador para levantar os dados e depois divulgá-los”, explicou o chefe do IBGE em Mato Grosso, Delvaldo Souza.
Dessa forma, quando o morador responder ao recenseador de forma presencial, vai ver que ele anotará seus dados em um dos 220 mil aparelhos PDA (coletor eletrônico de dados), utilizados no Censo 2010. As informações fornecidas serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.
A contagem populacional é feita de 10 em 10 anos com a finalidade de conhecer as condições de vida da população em cada município. “A coleta de informações servirá de base para definir as políticas públicas e assim planejar com mais segurança as ações futuras do Brasil”, frisou Delvaldo Souza.
O levantamento vai ser feito até o dia 31 de outubro e os primeiros resultados sobre a população brasileira serão divulgados no dia 27 de novembro. Outros dados devem ser liberados conforme as informações forem processadas e podem ser divulgados até 2012.
Os recenseadores estarão identificados com colete especial, com logotipo do Censo, boné e o material eletrônico de mão para a realização do questionário.