A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) autorizou nesta sexta-feira (30) o reajuste de até 10,91% nos planos de saúde antigos, assinados antes da Lei 9.656/98, para cinco empresas que possuem termos de compromisso sobre cláusulas de reajuste.
O percentual é válido para as seguradoras especializadas em saúde (Sul América, Bradesco Saúde e Itaúseg Saúde), sendo que, para as operadoras de medicina de grupo (Amil Assistência Médica Internacional e Golden Cross), o percentual máximo de reajuste é de 7,30%.
Os segurados atingidos somam mais de 585,1 mil pessoas e correspondem a 1,06% do total de clientes de plano de saúde no Brasil.
Prazo para aumento
De acordo com a ANS, o reajuste ocorrerá a partir de julho para contratos com aniversário entre junho deste ano e maio de 2011 para a operadora Amil.
Para as demais, o reajuste ocorrerá também a partir de julho, mas para os contratos com data de aniversário entre julho deste ano e junho de 2011.
Caso haja defasagem de dois meses entre a aplicação do reajuste e o mês de aniversário, será permitida cobrança retroativa a ser diluída pelo mesmo número de meses. Exemplo: se o aniversário é julho e o reajuste foi em setembro, a cobrança dos meses de julho e agosto serão feitas nos pagamentos de setembro e outubro.