quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Empresas farão diagnóstico de aeroportos regionais de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso vai realizar um diagnóstico sobre os aeroportos do Estado, com levantamento das dificuldades, potencial e necessidades. O estudo será conduzido pela ABETAR – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional. Nesta quinta-feira, a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques se reuniu com o presidente da Abetar, Apostole Chryssafidis, o diretor de uma empresa de linhas aéreas, Victor Celestino e técnicos da secretaria para discutir como será realizado o estudo que contribuirá para a melhoria e o desenvolvimento da aerovia estadual.

Lembrando que o fato de uma cidade ou região estar bem conectada com a malha aérea nacional e internacional é um diferencial para que ela atraia turismo e negócios, conforme assegurou o presidente da Abetar.

Entre os fatores que devem ser levados em conta é o de que Cuiabá é uma das cidades-sede para os jogos da Copa 2014, e entre as dez áreas de investimentos mapeadas pelo governo federal para a Copa, os aeroportos estão incluídos com atenção especial, já que a previsão é de que o Brasil receba 600 mil visitantes, que se utilizarão do transporte aéreo para esse acesso e que, além disso, receberão o impacto de ações promocionais de diversos destinos nacionais que desejam ser visitados durante o período de realização dos jogos, aumentando ainda mais o trânsito nos aeroportos.

“O trabalho a ser realizado deve contar com a união de todos os envolvidos e interessados na melhoria da infraestrutura aérea regional em Mato Grosso. Esse diagnóstico nos dará embasamento para buscar infraestrutura e saber de que forma e onde poderemos aplicar os recursos”, explicou Vanice Marques.

“Precisamos saber com exatidão a real situação dos aeroportos e pistas do estado, as condições em que se encontram, se estão interditadas ou não, se são homologadas”, acrescentou a secretária de Turismo do Estado.

Outro fator analisado pela Abetar é que o estado do Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia, e a existência de tráfego internacional também deve ser considerada ao analisar o papel do transporte aéreo como meio de agilizar a integração e interligação entre países, em especial através do mercado denominado Sub-Regional.

O projeto terá três fases, onde será realizada previsão da demanda e da infraestrutura relacionada no Mercado de Linhas Regionais (MLR), mensuração dos impactos diretos, indiretos e induzidos e a proposta de políticas de incentivo à competitividade das operadoras do MLR e ao fomento ao investimento em infra-estrutura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...

Sorriso tem 111 vagas de emprego e salários de até R$ 9,6 mil

Empresas e indústrias de Sorriso estão com 111 vagas...
PUBLICIDADE