As obras da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciadas em março, estão na reta final. A expectativa é que seja concluída, pela construtora, dentro do prazo estabelecido, de 180 dias, a contar do seu lançamento. Levando isso em consideração, o prazo acaba em 5 de setembro, ou seja, dentro de 40 dias. De acordo com o prefeito Lírio Lautenschlager, a unidade fará com que os moradores deixem de ir a outras cidades para serem atendidos . “Sabemos dos esforços dos munícipes para irem até Diamantino e desde quando recebemos a equipe técnica do INSS, viabilizamos o terreno o mais rápido possível para que fossemos contemplado”, falou.
Segundo Lírio, o objetivo é dotar Nova Mutum de toda a infraestrutura necessária quanto à oferta de serviços públicos. A agência tem área de 330 metros quadrados e está localizada na avenida das Arapongas, em dois lotes doados pela prefeitura. O projeto, que segue padrão arquitetônico adotado pelo INSS, está sendo executado pela Debase Construtora, empresa vencedora do processo licitatório. Ainda não há data prvista para inauguração, tendo em vista o período eleitoral.
Os exames periciais para concessão de benefícios do INSS, a exemplo de auxílio acidente, doença e assistencial, pensão, e mesmo encaminhamentos de aposentadoria, estão sendo feitos, desde o início deste mês, no PrevCidade de Nova Mutum, sem a necessidade de deslocamento para Diamantino (90 km de Nova Mutum).
Os atendimentos estão acontecendo todas as quinta e sextas-feiras, com a presença de técnico e médico perito. De segunda à quarta-feira, o atendimento ao público continua normal no PrevCidade, ocasião em que são prestadas informações e feitos os agendamentos. Até então, cerca de 100 pessoas eram encaminhadas todas as semanas para o município vizinho.