PUBLICIDADE

Aumenta número de golpes com páginas falsas de bancos na internet

PUBLICIDADE

O número de notificações de páginas falsas de bancos – golpe conhecido na web como phishing – apresentou um aumento de 136% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009. Na comparação com o trimestre anterior, o acréscimo foi de 47%.

Números do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet), indicam, porém, que houve queda de 22% nos relatos sobre cavalos de troia – programas utilizados para furtar informações e credenciais de acesso a serviços on-line, em relação ao primeiro trimestre deste ano. Quando comparado aos números do mesmo período em 2009, não houve evolução.

O órgão ainda constatou aumento das notificações sobre ataques a servidores web, de 14%, frente ao trimestre anterior, e de 28%, em relação ao mesmo período de 2009.

Ameaças
As notificações de incidentes contabilizaram mais de 23 mil casos no segundo trimestre de 2010, o que corresponde a um crescimento de 16% frente ao trimestre anterior, mas a uma queda de 59% na comparação com 2009. "O maior responsável pela queda em relação ao segundo trimestre de 2009 foi a redução das notificações de eventuais quebras de direitos autorais, por meio de distribuição material em redes P2P (de compartilhamento de arquivos)", explicou a analista de segurança do CERT.br, Cristiane Hoepers.

Já em relação às atividades relacionadas à propagação de worms – vírus – foram recebidas quase 5 mil notificações, o que corresponde a um decréscimo de 19% em relação ao trimestre anterior e acréscimo de 36% em relação ao mesmo período de 2009.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE