PUBLICIDADE

Sindusmad inicia pesquisa histórica por Mato Grosso

PUBLICIDADE

A equipe do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) iniciou, ontem, uma série de viagens pelo Estado de Mato Grosso, com o objetivo de levantar dados históricos sobre o setor de base florestal. Serão visitados todos os sindicatos patronais madeireiros e algumas cidades de suas áreas de influência em busca das informações. O resultado dessas pesquisas serão utilizados na elaboração do projeto Memorial da Floresta, planejado para ser inaugurado em agosto, em Sinop.

Hoje, a equipe está na cidade de Juara e inicia as pesquisas pelo Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), com o presidente Voniclei Gasparini, que acompanha o trabalho de resgate histórico do setor madeireiro na cidade e região.

Amanhã, a pesquisa será na região de Juína, no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), onde o presidente sindical, Geraldo Bento, também auxilia o andamento da busca de informações na cidade e em alguns dos municípios que estão na base sindical do Simno.

O projeto Memorial da Floresta, idealizado pelo presidente do Sindusmad, José Eduardo Pinto, tem como objetivo elaborar uma exposição itinerante mostrando os benefícios da floresta como a madeira, perfumes, biojóias, lenha, cavaco, dentre outros. Além da mostra, o memorial fará o resgate histórico da indústria madeireira no Estado e também contará com duas salas de aula, que serão utilizadas para educação ambiental.

A obra já está em andamento, ao lado da sede do Sindusmad e contém dois blocos. No térreo serão instalados auditório, recepção e cozinha. No nível superior, um mezanino para abrigar a exposição histórica.

A pesquisa para o centro histórico florestal está em torno da abertura e formação do setor de base florestal em Mato Grosso e seu desenvolvimento, sendo hoje um dos braços fortes da economia do Estado, tendo Sinop como um de seus principais pólos. "Nossa intenção é resgatar a história deste setor que possibilitou ao Estado ser hoje o que é", disse o presidente. Os estudos, que estão sendo feitos pela superintendente do Sindusmad, Adelita Dias e pela assessora de imprensa, Cristiane Oliveira, levantam a história de Juína e região entre sexta e segunda-feira, 19 e, na terça, inicia o levantamento na região da capital do Estado, onde fica durante a próxima semana.

O trabalho será estendido ainda para as regiões de Sorriso, São José do Rio Claro, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Marcelândia, Cláudia e Vera. A série de viagens deve terminar na primeira semana de agosto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE