A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon Estadual) registrou 7.572 reclamações no primeiro semestre. O número é 10% maior que no mesmo período de 2009. As principais demandas recebidas pelo órgão foram relacionadas aos Assuntos Financeiros (2.458 reclamações). Bancos comerciais (753), cartões de crédito (584) e cartões de loja (310) foram os mais reclamados, principalmente, por cobranças indevidas ou abusivas e cálculo de prestação ou de juros.
O segundo setor mais reclamado no Procon este ano foi o de Serviços Essenciais com 2.124 registros. A maioria foi relacionada à prestação de serviço de energia elétrica (718), de telefonia celular (623) e de telefonia fixa (501). O principal problema, segundo as demandas dos consumidores, foram as cobranças indevidas ou abusivas.
“Infelizmente o consumidor ainda enfrenta muitos problemas relacionados à prestação de serviços essenciais. Mesmo em segundo lugar no ranking o número de reclamações continua elevado. Em relação ao ano anterior os registros referentes à energia elétrica quase dobraram, já a telefonia fixa e celular juntas continuam representando boa parte da demanda”, explica a superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza.
Os produtos ficaram em terceiro lugar no ranking de reclamações no primeiro semestre com 1.948 reclamações. Os aparelhos de telefone celular receberam 316 reclamações, a maioria por problemas com a garantia do produto. Os móveis para quarto (190) e os microcomputadores (182) também foram produtos mais reclamados no órgão.
O assunto mais reclamado em Serviços Privados (831), quarto lugar do ranking, foi informática (provedores de acesso à internet) com 239 reclamações. Os consumidores reclamaram principalmente de cobranças indevidas ou abusivas. Ainda nesse setor ficaram entre os mais reclamados as escolas de ensino básico, médio e superior (125) e as TVs por assinatura (72).
A área de Saúde recebeu 107 reclamações, a maioria relacionada aos planos de saúde regulamentados, planos odontológicos e drogarias. O setor de Alimentos ficou em sexto lugar no ranking (72 reclamações) e o de Habitação em sétimo, com 32 registros.