O setor de reflorestamento de Mato Grosso deve crescer 6,7% neste ano na comparação com 2009. Significa dizer também que o volume de áreas plantadas deve aumentar de 208 mil hectares para 223 mil (ha) até o fim de 2010. Segundo o presidente da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Fausto Takizawa, 50% da produção está voltada para o plantio de eucalipto de diversas espécies, somando cerca de 100 mil hectares no Estado, com maior concentração em Sinop.
Conforme ele, a teca (Tectona grandis), detém 60 mil hectares, representando 30% da produção estadual e quase 90% da produção total dessa madeira no Brasil. A seringueira (Hevea brasiliensis) e o pau-de-balsa (Ochoroma pyramidale), respectivamente, possuem 45 mil hectares e 3 mil hectares de área plantada em Mato Grosso. Para discutir o futuro do setor, representantes se reuniram nesta segunda-feira (5) durante o 11º Encontro de Reflorestadores de Mato Grosso, que teve como Tema Contextualização da Teca e Eucalipto.
Ao todo, cerca de 150 empresários, técnicos e estudantes do setor participaram do evento. De acordo com o presidente da Arefloresta, as palestras ministradas têm o objetivo de fomentar o plantio no Estado. Conforme Takizawa, no encontro também foram discutidos as noções de legislação que envolve a atividade.