sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Governo de MT define índice para prefeituras recebem repasses do ICMs

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Fazenda publicou, no Diário Oficial, o Índice Preliminar de Participação dos Municípios (IPM) que serve como base para as prefeituras receberam transferências mensais de impostos, como o ICMs, ano que vem. Os prefeitos terão prazo máximo de 30 dias para encaminharem pedidos de impugnação, caso julguem necessário, contra os índices calculados pela Sefaz, obedecendo a Lei Complementar n°63/90. O índice definitivo será divulgado dentro de 60 dias.

A publicação do índice preliminar no mês de julho faz parte do esforço praticado pela administração fazendária para auxiliar as administrações municipais a planejarem suas execuções.

"Nossa relação tem sido de aproximação tanto com empresários, contribuintes, e também os representantes da sociedade, os gestores públicos. Estes índices divulgados antecipadamente permitem aos prefeitos realizarem planejamento, e que tenham em mente como melhor aplicar os recursos de seus municípios e atender as necessidades da população", ressaltou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

A participação do IPM é formada de 75% pelo Valor Adicionado pelo município, informação levantada pela Sefaz; 11% pelo coeficiente social e 5% pelas unidades de conservação e terras indígenas (UCTI), ambos indicados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). A população e a receita própria dedicam 4% cada um, restando o último 1% para a área do município, números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE