PUBLICIDADE

Nova Mutum completa hoje 22 anos de emancipação

PUBLICIDADE

Nova Mutum completa hoje 22 anos de emancipação política e administrativa, consolidando-se como uma terra de oportunidades e desafios. Com crescimentos médios de 24% no Produto Interno Bruto (PIB) e de 22% na taxa populacional nos últimos dois anos, o município se constitui hoje na menina dos olhos do desenvolvimento econômico matogrossense, atraindo o interesse de grandes empreendedores.

A consolidação iniciou a partir de 1988 quando aconteceu plebiscito oficializando a emancipação e a vontade dos desbravadores vindos de várias partes do país. Com muita força de trabalho, hoje, com pouco mais de duas décadas, Nova Mutum é considerada um dos exponenciais econômicos não só de Mato Grosso, mas de toda região Centro-Oeste.

Estrategicamente localizada na região central do Estado, Nova Mutum é privilegiada por duas importantes rodovias estaduais, a 235 e 249, que formam o eixo leste-oeste, e pela BR-163, que faz a ligação Norte-Sul. A possibilidade da implantação de estratégias de logísticas resolutivas tem sido determinante para o crescimento econômico.

A soja é o carro chefe da produção agrícola, ocupando mais de 300 mil hectares e produtividade média de 52 sacas/hectare. Aparece também o milho, com 100 mil hectares plantados, o algodão com produção superior a 88 mil toneladas, sem falar na pecuária que supera a casa das 133 mil cabeças, sendo boa parte em confinamento. Na avicultura são mais de 2,58 milhões de cabeças e na suinocultura, mais de 168 mil.

No município estão localizadas empresas renomadas internacionalmente e um número expressivo de pequenos e médios empreendedores. O município mantém políticas de incentivos fiscais, oferecendo condições de fixação e crescimento.

As atividades comercial e industrial de Nova Mutum, juntas, respondem por 32,3% do Valor Adicionado, índices aplicados em 2009. A efervescência econômica estimula também o crescimento dos demais segmentos econômicos, cujo cenário se constitui pela atividade de mais de 1,45 mil empresas, fechando o ano de 2009 com crescimento econômico médio estimado de 11%, no mínimo, 33 mil habitantes e renda per capita de R$ 27.516,00.

Dados – 100% residências são atendidas com água encanada e tratada. A energia elétrica chega a todos os bairros. São mais de 4,3 mil alunos matriculados nas 11 escolas que compõem a rede pública municipal de ensino, 971 nas escolas da iniciativa privada e 3,3 mil nas da rede pública estadual, além dos mais de 800 graduandos, por meio da Uninova.

São nove unidades de saúde, incluindo aquelas onde funcionam os programas Saúde da Família (PSF”s), sendo duas no interior, além do Pronto Atendimento por meio de convênio com o Hospital Albert Sabin, que oferece 33 leitos, sendo 12 particulares e os demais destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio da cesta básica em Sinop chega a R$ 848,75

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Sinop passa a contar com voos diários para Brasília a partir de novembro

A Centro-Oeste Airports, concessionária que administra o Aeroporto João...

Sinop ganha mais de 5,3 mil novas empresas em 9 meses

Sinop ganhou 5.354 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Ministério confirma Sorriso como município mais rico do agronegócio

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da...
PUBLICIDADE