PUBLICIDADE

Sinop: setores empresarial e produtivo debatem logística

PUBLICIDADE

Sinop sediará, no próximo dia 9, às 15h30, no Parque Florestal, o fórum de discussões sobre a logística do Médio e Norte de Mato Grosso. Empresários, produtores rurais, pecuaristas que transportem cargas para vários Estados e países vão apontar as principais dificuldades e as soluções mais apropriadas para escoamento da safra agrícola, madeireira e carnes. A estimativa é que cerca de 1.500 pessoas, de 45 cidade da região médio e norte, participem das discussões.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Mineração e Turismo, Nevaldir Graf, a intenção encontrar novas alternativas de transporte de cargas e viabilizar a logística da região com implantação novas rodovias, ferrovias, portos e hidrovia nos rios Teles Pires e Tapajós (de acesso ao porto em Santarém -PA). Ticha disse, ao Só Notícias, que mais alternativas para escoamento da produção proporcionarão para a região Norte maior desenvolvimento econômico e também agregará valores aos produtos, pois haverá uma redução do custos com transporte.

O presidente da Aprosoja e do Movimento Pró Logística do Estado, Glauber Silveira, ministrará a palestra sobre o cenário atual e o futuro da região médio e norte. Também sobre as ações previstas pelo Ministério dos Transportes e as previsões do Plano Nacional de Logística do Transporte, com o secretário de Política Nacional de Transporte do Ministério de Transportes, Marcelo Perrupato. O consultor da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, Luiz Fayet, falará sobre o corredor norte.

Sobre hidrovia no Teles Pires – Tapajós, o palestrante será Flávio Acatauassu, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). O coordenador de estudos e inventário da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Matheus Machado, falará sobre inventário hidrelétrico das bacias dos rios Tapajós e Teles Pires. O diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, irá expor as ações do órgão sobre as rodovias, ferrovias e portos de interesse do Mato Grosso e a hidrovia Teles Pires Tapajós.

Uma das rotas vitais para o Nortão e Médio Norte é a pavimentação da BR-163, da divisa de Mato Grosso até Santarém, onde está o porto. Estão em andamento obras em vários trechos, incluindo construção de pontes e a previsão do DNIT é que, até 2011 os mil kilômetros estejam pavimentados. A projeção é que esta rota poderá trazer economia de até 20% no preço do frete, se comparado com as rotas atuais (portos Paranaguá e Santos).

O seminário será desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Câmara de vereadores e o Sindicato Rural. 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso teve mais de 27 mil indústrias abertas no ano passado, segundo Jucemat

Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam...

Desenvolve MT fortalece linha de crédito empresarial com aporte de R$ 53 milhões

A Desenvolve MT, Agência de Fomento ao Desenvolvimento Econômico...

Participantes do Nota MT podem garantir desconto de até R$ 700 no IPVA 2025

Os proprietários de veículos automotivos participantes do Nota MT...

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep será pago a partir de fevereiro; veja calendário

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2025, referente ao ano-base...
PUBLICIDADE