Os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores do Estado do Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), participaram da reunião com os secretários de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia e de Apoio às Políticas Ambientais e Fundiárias, Vicente Falcão. O encontro teve como objetivo avaliar a gestão ambiental em Mato Grosso e os representantes do setor, manifestaram apoio à gestão ambiental desenvolvida pelo Estado.
Normando Corral, da Famato, falou da "correção na condução das medidas e ações adotadas por Mato Grosso, que levou o Estado a conquistar o respeito nacional e internacionalmente".
Jorge Miranda, representando a Acrimat destacou o amadurecimento da sua instituição e dos produtores no processo de construção da gestão ambiental no Estado. "Estamos conscientes quanto a importância da diminuição na abertura de novas áreas e do equilíbrio ambiental para agregar valor aos nossos produtos. Existe uma grande preocupação do segmento em relação à legalidade das nossas ações", destacou ele ao falar que o setor tem interesse em participar dos debates sobre as questões ambientais.
O secretário de Meio Ambiente falou sobre as ações desenvolvidas pela Sema, em parceria com os diversos segmentos e setores produtivos e disse que a Secretaria tem avançado em muitos aspectos mas tem a consciência de que é necessário ajustar algumas questões. Ele destacou algumas ações implementadas pelo Estado que resultaram na diminuição expressiva da área desmatada e também o Programa de Regularização Ambiental Rural, o MT Legal, que traz uma série de benefícios ao produtor rural, no processo de regularização ambiental de sua propriedade.