Cerca de 175,515 mil unidades consumidoras de energia elétrica terão o fornecimento suspenso, amanhã (23), das 6h30 às 11h30, atingindo 702 mil habitantes, de 29 cidades e 3 distritos. Serão instalados 2 barramentos de 230 quilovolts, duas barras de 69 KV e um seccionamento da linha entre Nova Mutum e Sinop. A Eletronorte energizará a nova subestação de Sorriso.
Conforme os engenheiros da empresa, este novo sistema garantirá a transmissão com mais qualidade, confiabilidade e flexibilidade de operação. Só Notícias apurou que tecnicamente, a função da unidade em Sorriso, desafoga a de Sinop. “Será dividida a linha. Antes uma descarga elétrica ou qualquer outro problema, afetava toda a região Norte. Agora terá mais segurança e não precisará de desligamentos se houver pane em alguma linha ou até mesmo na manutenção”, informou uma fonte.
Na construção do 2º circuito Coxipó/Sinop (torres ao lado das existentes próximas da BR-163), por outro agente, dará mais capacidade de manobras ao sistema. Foram investidos cerca de R$ 20 milhões e entrará em operação, provavelmente, no final do ano, facilitando ainda mais a conexão. “A flexibilidade operativa do sistema é muito reduzida na atual condição de suprimento da região norte com um único circuito de 230KV, com o novo circuito essa condição será substancialmente melhorada”, destacou o gerente da Regional de Engenharia de Mato Grosso, Hélio Cesar Monti.
Em 2009, os investimentos em obras de engenharia, substituição e acréscimo de equipamentos e ampliações foram em de R$ 70 milhões em todo Estado. Para o ciclo 2010/11, está previsto um orçamento de RS 100 milhões, que reforçarão e melhorarão o sistema de transmissão de energia com empreendimentos que possibilitarão um aumento de capacidade de transformação de 450MVA ao sistema de Mato Grosso.
Para permitir a energização da subestação de Sorriso, o procedimento deste domingo demandará o desligamento geral, que será feito, dependendo das condições favoráveis do clima.