O novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Mauro Muller, confirmou hoje, ao Só Notícias, que já está trabalhando na elaboração de dois projetos. Um deles é quanto a segurança nos estabelecimentos comerciais dos colaboradores. Segundo Mauro, os constantes assaltos a caixas de lojas e as pessoas que fazem serviços para o comércio, cria uma insegurança e e isso só vai acabar quando tiver um sistema eficaz de prevenção e punição. Para ele, a implantação de um circuito de Tv, com 19 câmeras rastreando vários pontos no centro e nas saídas para a BR e bairros, dará resultado. “Já existe um projeto na cidade, não sei exatamente o valor total, mas queremos trabalhar em parceria para que realmente seja colocado em prática. O estado tem mais de R$ 45 milhões para serem investidos nesta área e podemos incluir o projeto de Sinop nele”, justificou.
O projeto chegou a ser debatido, no passado, pelo comércio e prefeitura mas não foi levado adiante. Uma das barreiras seria o valor de investimentos que seria considerado alto. Em Rondonópolis, o sistema já foi instalado e começou ajudar a polícia a identificar assalntes e envolvidos em outros delitos, facilitando a ação policial
A nova diretoria da ACES Sinop também planeja a construção da nova sede da entidade. Ele esteve reunido com o prefeito Juarez Costa (PMDB), quando ainda era diretor, para tratar da doação de uma área. “Tivemos a aprovação do prefeito que nos pediu a elaboração do projeto para ser encaminhado a câmara. Ele já está sendo feito por uma arquiteta e, em breve, estaremos enviando ao executivo”, disse. A sede própria deverá ter também auditório para palestras e treinamentos. A ideia dos empresários é conseguir uma área na avenida Alexandre Ferronato, próximo a UFMT e ao Centro de Eventos Dante de Oliveira.
Mauro tomará posse no dia 2 de julho em Cuiabá, na Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso, juntamente com 61 presidentes de associações comerciais. Em Sinop, os integrantes da diretoria da ACES, tomarão posse dia 16 de julho, onde além da solenidade haverá comemoração pelo dia do comerciante. A entidade solicitou o Centro de Eventos que poderá ser liberado se as obras, na casa de força, estiverem concluídas.
(Atualizada às 13:44h)