As vendas do comércio varejista de Mato Grosso cresceram 20,8% no acumulado de janeiro a março deste ano na comparação com igual período de 2009. Com esse percentual, o Estado apresentou o 4º melhor desempenho no ranking nacional de comercialização. A liderança ficou com o Tocantins que apresentou acréscimo de 30,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em março de 2010, relacionado com o mesmo mês do ano anterior, o aumento nas vendas foi de 23,5%. Já a receita nominal do comércio apresentou 21,3% no acumulado de janeiro a março e de 23,3% em março, na comparação com o terceiro mês de 2009. O levantamento apontou que as vendas do comércio varejista ampliado, que considera os setores de material para construção e veículos, aumentaram 19,9% no acumulado do ano. Na comparação com março a alta foi de 25,4%. Resultados semelhantes foram observados na receita nominal do comércio ampliado, que aumentou 20,2% no acumulado e 25,9% em março. Para o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, os resultados mostram que a economia mato-grossense, no geral, está aquecida. Ele ressalta que o bom desempenho do setor comercial depende também de outros setores, como a agropecuária. "Exemplo disso temos o aumento contínuo das exportações. Isso vem favorecer todos os segmentos".
SPC – O Serviço de Proteção ao Crédito-SPC, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), que serve como termômetro das vendas, apontou crescimento de 22,41% nas vendas de varejo, no comparativo entre março e fevereiro deste ano. Já no comparativo entre março deste ano e o mesmo mês de 2009 o incremento foi de 12,64%. No comparativo entre os 3 primeiros meses de 2010 e igual período de 2009, houve incremento de 4,91% no número de verificações de crédito, que é um dos indicadores econômicos de avaliação de movimento de vendas. O presidente da CDL, José Alberto Vieira de Aguiar, afirma que o aquecimento nas vendas foi provocado, principalmente, pelas datas comemorativas.
Nacional – Conforme o IBGE, o comércio varejista brasileiro registrou altas de 1,6% no volume de vendas e de 0,9% na receita nominal em março, na comparação com o mês anterior. Já na comparação com março de 2009, o volume de vendas cresceu 15,7%, e a receita nominal 19,1%. As variações da receita nominal, também positivas, ficaram em 15,6% e 11,5%, respectivamente. O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou alta de 5% para o volume de vendas e de 3,9% para a receita nominal, ambas com ajuste sazonal, em relação ao mês anterior. O levantamento ainda aponta que em março, 7 das 10 atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas. Na comparação com março de 2009, todas as 8 atividades do varejo registraram crescimento do volume de vendas.