Quatro comunidades de Sinop receberam tanques de expansão e resfriamento de leite, com capacidade para armazenar 2 mil litros. Serão beneficiadas famílias produtoras de leite da Branca de Neves, Córrego Fundo, Campos Novos e Vale Teles Pires. Hoje, cerca de 200 produtores entregam 15 mil litros/dia para os laticínios. De acordo com o secretário de Agricultura, Clóvis Sanches, com esses tanques podem chegar até 20 mil litros/dias.
Cerca de 50% do leite é pasteurizado é destinado para a comercialização, 30% vão para atender 30 mil alunos das redes municipais e estaduais de ensino e 20% são usados na produção de derivados como iogurte. Com estes equipamentos eles podem iniciar a produção de queijo e requeijão, já que o leite fica armazenado há uma temperatura de 5 graus e evita que haja perca do produto por falta de local adequado para armazenar. Cada litro de leite é vendido por R$ 0,55.
O vice-presidente da associação Vale Teles Pires, Vitor Lecota, disse que o benefício desse tanque para a comunidade será o fim do desperdício do produto. “Agora terão onde armazenar o leite e, é uma oportunidade das pessoas se manterem financeiramente e terem mais animais e aumentarem sua produção”.
A doação dos tanques é uma parceria da prefeitura e governo do Estado. O investimento foi de R$ 100 mil. O prefeito Juarez Costa, o vice Aumeri Bampi e secretários municipais estiveram na solenidade