Para não perder tempo nem dinheiro, as mulheres utilizam cada vez mais a internet antes de comprar algum produto. Segundo levantamento, 70% realizam pesquisa de preços via web, mesmo se for comprar o item em loja física. O estudo, realizado pela Sophia Mind, indica que as mulheres já vão preparadas para a compra. “No setor de eletroportáteis, por exemplo, quando a mulher vai à loja já possui todas as informações sobre o produto desejado: diferenças entre marcas, funcionalidades, especificações técnicas e, principalmente, quanto deve pagar pelo produto”, explicou, por meio de nota, Andiara Petterle, CEO do Grupo Bolsa de Mulher. De acordo com a pesquisa, essa busca deve-se à preocupação da mulher com a renda e o orçamento da família.
Informadas
O estudo ainda revela que a internet influencia as decisões de compra das mulheres, uma vez que 67% das entrevistadas disseram que buscam informações na rede sobre produtos ou serviços que procuram.
Esse interesse varia de acordo com o produto buscado por elas. No caso de produtos de beleza, por exemplo, 53% das pesquisadas buscam informações em sites de revistas ou de especialistas antes de colocar os itens no carrinho de compras.
Já os sites dos fabricantes ficaram em segundo lugar da lista, já que 42% das entrevistadas disseram buscar informações por esse meio.
Os cuidados, porém, não acabam com a aquisição do produto. O estudo indica que 62% das mulheres buscam dicas na internet de como usar os produtos depois de comprá-los.
Serviços on-line de atendimento ao consumidor também são procurados pelas mulheres como um meio de reclamação e também de buscar informações sobre uso dos produtos.
Conectadas
Segundo a pesquisa, as mulheres estão conectadas com o ambiente virtual, que consideram fazer parte de sua rotina. Segundo a pesquisa, por meio da internet, as mulheres leem conteúdos de interesse (80%), se atualizam com os últimos acontecimentos (78%) e se divertem (68%).
A pesquisa mostrou que não só a internet, mas também a tecnologia de forma geral tem sido aliada das mulheres na busca por praticidade e comodidade, como os smartphones, usados no gerenciamento dos compromissos da família, auxílio no bem-estar e saúde e compartilhamento de fotos e vídeos com amigos e familiares.
Sobre a pesquisa
O estudo “Influência da internet nas decisões de compra femininas” foi realizado entre outubro de 2009 e janeiro de 2010 com mais de 6 mil brasileiras.