O prefeito sorrisense, Chicão Bedin (PMDB), acredita que a força política local pode mudar o traçado original da Ferrovia Centro-Oeste, previsto para Lucas do Rio Verde e ser construído próximo ao distrito de Primavera, no município de Sorriso. “Estamos buscando o apoio político local, estadual – dois parlamentares representam Sorriso na Assembleia, Mauro Savi e Zé Domingos (DEM)- e até federal para que isso seja mantido. Pensamos no desenvolvimento do nosso município e a vinda do terminal para cá, iria aglomerar empresas para ajudar na logística, além da instalação de indústrias de transformação, então seria um benefício muito grande”, disse.
O prefeito prefere ser mais moderado do que os vereadores, na questão de levantar a bandeira para que o terminal da Ferrovia Centro-Oeste seja construída no município. Chicão Bedim, disse ao Só Notícias que também visa um desenvovimento regional, respeitando a mobilização de Lucas do Rio Verde que fez o lançamento do projeto no Estado e assegurou no projeto atual, a construção do terminal de embarque no município. “O estudo da Valec definiu por Lucas do Rio Verde. Eles tem todo o direito de viabilizar isso, como nós também. Eu entendo que a região precisa de alternativas para crescimento, e a logística da ferrrovia dará um grande impulso”, completou.
Conforme Só Notícias já informou, a Câmara de vereadores de Sorriso organizou, no inicio do mês, uma reunião com lideranças políticas e dirigentes de entidades como Sorriso Contagia, ACES, CDL, Aprosoja e Sindicato Rural, para discutir uma forma de viabilizar a vinda de um terminal da Ferrovia da Integração Centro-Oeste. A intenção do grupo é mobilizar a sociedade civil organizada para lutar pela vinda de um terminal, já que, durante a audiência, o presidente do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura), Luiz Pagot, deixou claro que o traçado por Lucas do Rio Verde não está totalmente definido, podendo ser mantido o projeto original, elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apontando com um dos fatores, a localização geográfica e o ponto de vista econômico, por ser o maior produtor de grãos do mundo.
Na sexta-feira (16), a terceira audiência pública sobre a Ferrovia Cento-Oeste foi realizada em Água Boa, região Araguaia. A previsão do governo é concluir a obra em 2014, com investimentos de R$ 6 bilhões garantidos no PAC 2. O projeto aponta saíde dos trilhos de Uruaçu (Goiás), passando por 52 municípios matogrossenses, e chegando a Vilhena (RO). Seriam 1.602 km de trilhos, com um terminal de embarque em Mato Grosso.