Jovens do Nortão têm oportunidade de ingressar numa qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e conseguir contratação por uma empresa, ganhando pelo menos um salário mínimo para estudar. É que estão abertas as inscrições para o curso de aprendizagem ‘Eletricista de Distribuição", no Senai-Sinop, com 20 vagas gratuitas para a faixa etária entre 18 e 23 anos. As inscrições ficam abertas até sexta-feira (16). Os interessados podem levar currículo para o Senai-Sinop, que encaminhará os documentos para seleção pelas empresas parceiras. Além da idade, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental para participar. A previsão de início das aulas é para 26 de abril e o curso deverá ser concluído em outubro. A qualificação possui período integral, sendo os horários distribuídos entre o conteúdo teórico e a prática na empresa.
O curso de Eletricista de Distribuição prepara o aluno para planejar, construir, instalar, ampliar e reparar redes de distribuição de energia elétrica em alta e baixa tensão, sob supervisão de técnicos de segurança ou engenheiros. A didática segue normas técnicas, ambientais, da qualidade e de segurança e saúde no trabalho.
A contratação de aprendizes é prevista pela Lei de Aprendizagem Industrial, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, que obriga empresas contratar jovens aprendizes em percentual mínimo de 5% do quadro total de funcionários. Pela modalidade, além de participar de um curso, todos os alunos recebem no mínimo um salário ao mês durante a vigência do contrato.