Mais de 70 lojistas de Lucas e da região participam, nesta quinta-feira, em Lucas do Rio Verde, do 5º Circuito da Moda, onde também estarão vinte indústrias de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis que fabricam roupas masculina, feminina, infantil, íntima, jeans e acessórios participam do encontro que já se firmou como uma boa estratégia de comercialização, tanto para fabricantes quanto para lojistas.
A empresária Eliane Nunes Nascimento, 35 anos, de uma empresa que produz 12 mil peças mês de lingeries ( lingerie básica, calcinha, sutiã, camisola, pijamas, cuecas) disse que, “a cada evento, fica um ou dois clientes cativos, além das vendas feitas no dia. Pode parecer pouco, mas são clientes muito bons”, destaca. “Em todas as edições do evento, os lojistas pedem roupas infantis e nunca tem. Por isso, resolvi investir nesse segmento”, revela.
Sérgio Antunes, que dirige uma indústria, também participa do Circuito de Moda, mesmo reconhecendo que seu foco é ter lojas próprias. “O circuito abre mercado e o maior ganho é o aprendizado”. Com sete lojas próprias em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis e mais seis franquias nos municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Comodoro, Sapezal e Nova Mutum, a ser inaugurada no próximo dia 23, a empresa produz, mensalmente, cerca de 12 mil peças de uma moda definida por Sérgio como uma moda jovem, casual, urbana masculina e feminina. Emprega 53 pessoas e nas lojas são mais 30.
Sérgio, que concorre em chapa única como presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Mato Grosso (Sinvest), diz que o setor está se consolidando com apoio de instituições como Sebrae e Senai. O Sinvest é um dos apoiadores do Circuito da Moda de Lucas do Rio Verde, ao lado da prefeitura local e Associação Comercial e Empresarial da cidade (Acilve).
Os participantes do circuito contam com consultorias gratuitas de crédito, finanças, legislação tributária e trabalhista, bem como de merchandinsing. O Circuito da Moda já foi levado a Sinop, Ji Paraná (Ro), Tangará da Serra e Rondonópolis, além de Cuiabá.
O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, diz que esta é uma iniciativa de baixo custo e que possibilita alavancar as vendas das empresas. Ele aproveita para ressaltar que este é um setor em amplo desenvolvimento no Estado. “O Governo, por meio da Sicme, tem feito várias parcerias para executar ações com o objetivo de desenvolver o setor em todo o Estado”.